Apresentação


Resumo:
Com este estudo pretendi verificar se existe alguma correlação entre alguns aspectos na nossa vida quotidiana e o resultado de uma performance em apneia. Os aspectos a considerar foram:
  • Sono
  • Pulsação
  • Alimentação
Método:
Para este estudo utilizei o método científico como forma de validar a teoria proposta. Assim percorri os seguintes passos:
  1. Hipótese
  2. Procedimento
  3. Resultados
  4. Conclusões
Hipótese:
Se dormir adequadamente, se a pulsação for baixa e se estiver em jejum, então a performance da apneia será máxima.

Procedimento:
Durante 8 semanas realizei um procedimento todos os dias de manhã ao acordar. Este procedimento consiste basicamente em registar alguns dados associados aos aspectos de estudo em questão e alguns parâmetros associados à apneia realizada.
(Ver Procedimento)

Resultados:
Os resultados que obtive deixaram-me perplexo, pois não encontrei qualquer correlação entre os aspectos que estive a monitorizar (sono, pulsação e alimentação) e a performance das apneias.
(Ver Resultados)

Conclusões:
Primeira: A hipótese que enunciei não se verificou, ou seja, dadas as condições que considerei ideais (de sono adequado, pulsação baixa e jejum) isso não significa que o resultado da performance em apneia máximo ou melhor.

Segunda: Conclui que um dos factores mais determinantes é a forma como respiramos nos minutos que antecedem a apneia e acabei por desenvolver uma técnica de respiração que pode aumentar significativamente a duração da apneia.
(Ver Conclusões)